Revistas

  • Caras
  • Isto é
  • Veja

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Descrédito nas Instituições

Está cada vez mais difícil termos confiança nas instituições que deveriam nos resguardar. Principalmente as instituições de Justiça. Os processos continuam se arrastando e a corrupção é um dos fatores agravantes para que se tenha esta percepção.
É de se admirar que em plena era da tecnologia ainda haja esta morosidade para se resolver estas questões.
A exemplo disto vemos os casos de violência contras as mulheres, os casos de pedofilia e, mais recentemente, os casos eleitorais.
Apesar de sabermos que a justiça só pode se pronunciar se provocada, mesmo assim, tem certos atos que são verdadeiramente incabíveis. Observemos o caso Mércia Nakashima, onde todas as evidências comprovam que o autor do crime foi o ex-namorado da advogada. Mesmo com todo esse trabalho de perícia técnica e investigação ainda corre-se o risco de nulidade do processo se não seguirem minunciosamente os rituais do processo desde o local de processo até possíveis erros de digitação.
Outro dia, assistindo uma entrevista de Launa Piovanni ela também relatava o que ocorreu com ela e Dado Dolabella e se considerou uma pessoa de sorte ao ter aguardado apenas dois anos para concluir o processo dela. Enquanto há casos que se arrastam anos e anos nos tribunais.
Não sei como está nos dias atuai além da morosidade, mas das próprias audiências tenho escutado coisas terríveis. Na minha família posso relatar o que houve com minha mãe quando meu pai tentou tirar a minha garda dela; ela foi ofendida até de prostituta pela juíza na época a fim de desqualificá-la. Mas como minha mãe tinha sido orientada por sua patroa, ela se manteve calma e seguiu em frente.
Outro caso é o de minha comadre que também foi desqualificada pelo juiz. Esta, por sua vez, fcou dias angustiada cada vez que lembrava o que tinha passado naquela audiência.
O que concluimos que quem mais sofre com tudo isso é a população menos esclarecida, pois não conhece seus direitos e deveres para exigir melhor tratamento de seus processos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário